domingo, 20 de junho de 2010

Ata 5

Dia 28 de maio de 2010, às 12:50, começa a reunião do CALISS.
Pauta:
Informes
Planejamento
Festa
Davi coordena a reunião e Ingrid de fazer esta ata. Giovanny informa que colou os cartazes sobre o planejamento e sobre outras formas de divulgação do planejamento. Dani informa sobre a liberação da conta do CALISS e deixa como encaminhamento. Davi informa sobre a convenção de solidariedade a C
uba, sobre quem tiver interesse a participar do evento e explica os motivos da realização do mesmo.
Planejamento: Dani coloca reforça a idéia de ler o texto do Robério Leite e deixar cópias no CA para os estudantes lerem, e também expor a lista dos nossos princípios e propostas, para dar inicio ao planejamento. Davi fala sobre a data da semana acadêmica, para ser uma data fixa,como em outros curso da UFSC, e fala sobre a não realização da mesma em anos anteriores, e sobre quem organiza o evento, e a importância do debate no planejamento. Gyo acredita que o planejamento deve ser feito até o final do ano, importante para pensar a recepção do calouros. Luiz questiona como funciona o planejamento. Karen pergunta se há alguma pauta para o planejamento. Davi fala sobre a divulgação do calendário,após o planejamento, coloca que é importante expor no jornal. Davi fala que nada impede de fazer um outro planejamento, e Gyo concorda, de acordo com a demanda. Nana pergunta sobre a idéia do planejamento, Davi explica novamente, falando sobre a semana acadêmica, onde pode-se expor os núcleos do curso, para envolver melhor os alunos, seria um fórum entre os núcleos, propõe também debate sobre o ENADE. Bruna fala sobre a comissão do ENADE, Dani coloca que independente da comissão os estudantes têm que fazer o debate, Bruna concorda e fala que temos que verificar como está esta comissão. Paula diz que ENEM vai ficar para o final do ano. Bruna questiona como estão os GTs tirados na assembléia. Dani fala sobre os entraves do esvaziamento na assembléia e coloca que devemos fazer um debate.
Discussão doutorado e estágio: Nana comenta que estágio é um debate mais urgente, apresentar uma discussão com os gts do estágio que já tinha sido formados. Bruna fala sobre o gt do estágio, sobre a urgência dói debate, chamar novamente os estudantes, encaminhar o quanto antes as questões do estágio, informa que devemos tentar novas formas de atrair os alunos para os debates. Davi concorda, e propõe que deve-se montar uma mesa sobre o doutorado, e diz que a assembléia acontece quando há uma demanda latente no curso, lembra do voto universal e a importância da participação dos professores para que liberem os alunos das aulas para participação nos debates, coloca que deve-se rever os gts incentivando a participação de mais pessoas. Dani expõe que devemos discutir um fórum sobre o estágio no planejamento, diz que devemos pensar mais nas políticas de estágios, conhecê-la melhor, para propor novos fundamentos para a mesma. Fala também sobre o doutorado, e todas as questões que envolvem este tema, acredita não ser viável uma assembléia sobre o doutorado. Gyo concorda, e comenta sobre os entraves para se realizar uma nova assembléia, e comenta sobre a divulgação do planejamento. Bruna diz que tanto o doutorado e o estágio são questões latentes do curso, e diz que o problema é explicitar isto para os estudantes, e diz que a idéia do gt é pensar junto sobre o que é o doutorado, e insiste na questão do gt sobre o doutorado, e diz que mais que levantar posições é estudar a questão do doutorado. Davi retoma o motivo da assembléia, e concorda com o gt, e propõe que o gt promova um debate sobre o tema, e reafirma que o debate sobre o estágio é mais latente. Nana fala sobre a participação dos estudantes, onde temos que instigar e mostrar que o debate é importante, devemos criar isso juntos, partindo desse pressuposto, buscar instigar, antes de construir uma posição, por mais que a mesma já esteja consolidada, tanto no campo do estágio, quanto do doutorado. Davi diz que na semana acadêmica pode-se colocar o debate sobre o estágio, nana propõe uma oficina. Bruna diz que no planejamento podemos pensar uma cronograma para pensar nessas discussões, planejamento prévio dos gts. Gyo diz para deixarmos como encaminhamento para o planejamento a questão dos gts. Dani comente sobre formar de o CALISSS encaminhar tarefas para que possamos agilizar a discussão.
Festa: Ingrid comenta sobre a data da festa, propõe na semana depois do feriado. Gyo fala sobre o caráter da festa e propõe que seja uma festa junina, e diz que já devemos encaminhar pessoas para organização. Karen propõe uma idéia que a festa comece, propõe happy hour e depois festa junina, pois está muito em cima. Nana fala sobre a data da festa, poderia ser dia 18, a caráter, diz para pensarmos no espaço e fala sobre a participação das salas. Dani fala sobre a divulgação da festa em vários centros, e diz que precisamos nos empenhar bastante. Wal fala que não vamos arrecadar dinherio suficiente somente com uma festa. Nana diz sobre a impossibilidade de arrecadarmos todo o dinheiro para o ENESS. Karen propõe happy no dia 10 e festa junina no dia 25, e diz que outros CAS estão vendendo outros tipos de bebidas Davi fala que devemos pensar sobre a questão, e devemos precisamos pressionar mais a questão do ENESS e concorda sobre as duas festas. Bruna fala que devemos ir na prae insistir na liberação da verba para o eness e diz que geralmente ele liberam quando estão próximo ao evento e fala da divulgação massiva nos centros, concorda com as duas festas mas coloca também o grande esforço de fazer duas festas no mesmo mês. Dani concorda com insistência para garantir a viagem. Nana comenta que devemos ser muito mais insistentes. Karen falou sobre a burocracia da questão das datas da festa, para definir o quanto antes. Wal diz que podemos encaminhar questoes alem da festa, como por exemplo rifas, e fala que é muito difícil, e diz para encaminhar a data da festa hoje. Todos concordam que devemos ver a data hoje, na sexta, para na reunião do planejamento, decidirmos a data. Karen fala que devemos fazer uma festa grande, ao invés de duas, bem estruturada, bem organizada. Nana começa a pensar na hipótese da Karen, e concorda. Dani concorda e diz que devemos encaminhar pessoas para organização. Wal insiste em vermos o calendário antes e decidirmos a questão da festa no planejamento. Bruna fala sobre a festa ilegal, sobre os riscos, e lembra que sempre fez-se festas ilegais, mas para tentar evitá-las para não prejudicar a política de festas na UFSC.
Discutisse quem fará parte da comissão da festa. Dani , Davi, Wal , Luiz, na e Gyo se propõe.
Wal dá um informe que precisamos incluir na pauta do planejamento sobre a questão do CBAS.
A reunião acaba às 14:17 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário